Votação histórica: eleitorado surpreende e lota as dependências do Tobias Barreto na eleição para conselheiro tutelar

Spread the love

“Tratada como prévia eleitoral de 2020, votação mostra alguns sinais”

POR CARLOS FERREIRA

Para a surpresa de muitos. E muitos. Muitos mesmos. 3.052 (três mil e cinquenta e dois) votos válidos foram depositados nas urnas eleitorais, da sede e povoados, neste domingo, dia 06 de outubro de 2019, para escolha dos conselheiros tutelares de São Francisco do Brejão para o quadriênio 2020-2024. Isso mesmo. Os eleitos tomarão posse em 10 de janeiro próximo e concluirão seus mandatos em janeiro de 2024.

Como quase sempre, uma eleição com surpresas. Ou não? Alguns previamente vistos como eleitos ficaram fora das cinco primeiras vagas. Outros, previamente, tidos como “mais uns/umas candidatos/as” foram eleitos e outros/as foram muito bem votados.

O certo é que a revelação das urnas trouxe como eleitos Liliana Amaral, campeã de votos nessa eleição, como 300 votos exatos; Elineide Santana, do Trecho Seco, com 288 votos, Izaías com 244, Hodania com 240 e Rosinha Carneiro com 145. Quatro mulheres e um homem fazem a nova composição do conselho tutelar.

Nas suplências ficaram Oriel Barros com 131 votos, Douglas Oliveira com 120, Andréia Lima com 114, o atual conselheiro Genilson Alves com 113 e Eduarda Prates com 105.

Sim. Mas e a prévia? Ops! Certo! Primeiro é justo dizer que todos os candidatos têm seus familiares, amigos e simpatizantes. Mas, se parte do eleitorado e comunidade optaram por politizar o pleito. E considerando o que dizem nos bastidores. Teve candidatos apoiados por grupos políticos em sua inteireza que ficou longe de ser eleito. Por outro lado, Tiago do Zé Jacó (PDT) que foi uma espécie de surpresa em 2012 e o mais votado em 2016 para vereador teve sua cunhada como a campeã de votos.

Outros que devem estar literalmente soltando fogos são os ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Raimundo Borges, o Grilo, apoiador da Hodania, e Aroldo Lira apoiador do seu cunhado Izaías.

Sem ter feito nenhuma exposição pública, mas deve estar muito contente, também, é o prefeito Adão Carneiro que teve sua sobrinha Rosinha Carneiro reeleita.

E para aguçar mais um pouco esse “caldo” político, dos cinco eleitos, considerando que Lilian Amaral tinha o apoio do vereador Tiago do Zé Jacó, Hodania com apoio do Grilo, Izaías com apoio do Aroldo Lira, sendo que todos estes são do grupo liderado pelo prefeito Adão Carneiro, e ainda considerando a questão de Rosinha Carneiro ser sobrinha do gestor, e considerando ainda também que a gestão municipal nutria de simpatia pela eleição da Elineide por ser a única represente do Trecho Seco, ficam os dados para as suas conclusões.

Na verdade, no nosso ponto de vista, a eleição para o Conselho Tutelar é uma eleição apartidária. Faz parte de outro universo. É outra história. Mas para quem prefere politizar, eis os dados acima para sua apuração. Se você é um daqueles que acham que essa eleição foi uma prévia, tire suas conclusões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *